sexta-feira, 20 de março de 2015

Melhor Idade - O que fazer com ela??

Olá queridos Amigos Internautas de todo Brasil e mundo! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia! Se constitui um grande prazer para mim, poder estar aqui vos trazendo sempre uma Palavra da parte de Deus, e, hoje, Deus nos deu algo diferente de tudo que já fizemos aqui. Entendam: Há muito vinha sendo tocado pelo Espírito Santo a escrever um Artigo sobre a "Melhor Idade"; sobre a situação dos idosos do nosso Brasil, e, principalmente, falar sobre o Papel da Igreja no tratamento dessa questão tão importante! Algo vem me movendo nessa direção e hoje, não pude deixar de atender à essa missão! Afinal, esse é um tema que TODOS nós precisamos refletir e considerar, pois todos estamos na mesma estrada; todos nós viveremos a "Melhor Idade"!! Isso é inevitável!!!

O Brasil possuía em 1989, cerca de 14 milhões de idosos, que correspondiam a 8,9% do total da população. Apesar disso, ainda era escasso, o conhecimento da classe idosa, sobre as características e as demandas de saúde, acessibilidade, integração, condições de moradia, trabalho, renda,... Esses dados são de 1989! Estima-se que nos próximos oito anos, a parcela de idosos na população brasileira passará dos atuais 11% para 14,6%. Já em 2040, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 27% dos brasileiros. Em termos absolutos, o número de habitantes nessa faixa etária deixará o patamar atual de cerca de 21 milhões de pessoas, para beirar os 30 milhões em 2020, chegando a ultrapassar a marca dos 55 milhões de indivíduos em menos de três décadas!

Tais projeções, elaboradas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), suscitam a questão: o Brasil está preparado para o envelhecimento de sua população? Melhor pergunta ainda: A Igreja está preparada para trabalhar com a chamada "Terceira Idade"?! No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia; além das doenças decorrentes do desgaste natural do corpo, os idosos enfrentam: A perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso aos planos de saúde são os principais problemas enfrentados pela Terceira idade no Brasil! As mulheres são ainda mais afetadas, nesse contexto!!

Porque vivem mais tempo, e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade! Mas a pergunta que não quer calar, é: Qual é a posição da Igreja hodierna em relação à Terceira Idade? Qual é a resposta que a Igreja Evangélica tem para a pergunta: "Melhor Idade - O que fazer com ela?" Antes de falarmos das PROPOSTAS, nós precisamos descrever a situação atual. Em vias de regra, o idoso na Igreja está desamparado. (PONTO). Se não fosse Deus; se não fosse a Fé, se não fosse o esforço de cada um desses idosos... Sinceramente não sei o que seria, pois a Igreja Evangélica no Brasil está sendo levada pela "enxurrada do sistema mundano"! Nossas atividades visam mais o Público jovem e de meia idade, infelizmente! Assim como na sociedade, nós não sabemos honrar nossos idosos!

No tocante à Ministérios, se a pessoa não se esforçar e se não vier de um contexto ministerial e de raízes na Comunidade a qual faz parte, dificilmente, terá uma real oportunidade no grupo quando envelhecer! Isso é fato! Em vias de regra, a pessoa só tem alguma oportunidade enquanto é jovem; enquanto demonstra alguma força, mas, entrando na "velhice", as portas se fecham! Hoje, são pouquíssimas as Igrejas que têm na sua "grade" de atividades anuais o Trabalho com a Terceira Idade da Igreja ou da Comunidade! Na verdade, nossos idosos são mesmo é colocados de lado depois de tantos anos de dedicação à Liderança, à Igreja, ao Ministério... É triste constatarmos isso dentro das Igrejas, principalmente as que são Evangélicas! Nós não estamos preparados e, sequer, temos projetos para tal!!

A Melhor Idade é tratada com muito preconceito na sociedade e, também, dentro de nossas Igrejas; não há hoje respeito e consideração para esta classe de seres humanos que tanto contribuíram para a Vida que temos hoje! Eu sou testemunha ocular nos asilos, em muitas igrejas que já visitamos, na vida de alguns pastores antigos que temos como Amigos; homens e mulheres de Deus que deram suas Vidas pela Obra do Senhor e hoje são "descartáveis"! São, simplesmente, deixados de lado, colocados em "quartinhos" nos fundos de alguma casa ou igreja e lá ficam aguardando a morte chegar! Temos muitos idosos que não se rendem a esse tratamento; que não se deixam "pegar" pela depressão e pelas muitas decepções; pela falta de respeito da Comunidade em que vive ou em que congrega!!


A Melhor Idade carrega a experiência de Vida que não podemos desprezar! É a história Viva; é um legado de informações básicas e substanciais para ser utilizado de maneira digna e direcionada! Precisamos começar a pensar nisso! Eles têm muito a compartilhar conosco de suas histórias de Vida e suas experiências! Cabe à nós, pastores, pensarmos; pedirmos à Deus estratégias que nos possibilitem atender essa demanda; essa necessidade tão latende de nossos dias! Cabe à Igreja de Cristo trabalhar e se esforçar para que sejamos uma Igreja INCLUSIVA e que sabe utilizar o material humano que tem em TODAS as faixas etárias! Não é a criação de ASILOS; de casas que se tornam verdadeiros "Depósitos" de Idosos; onde só se explora a aposentadoria deles!! Isso não resolve e nunca resolveu!!

Minha sugestão é que invistamos na Manutenção dos LARES para os Idosos que já existem e que têm Conceito e uma tradição constatada no tratamento sério do Idoso! E que construamos outros; que busquemos a experiência de países que têm esse estilo de visão para com seus Idosos! Nesses Lares, possamos investir em Terapia Ocupacional, e que desenvolvamos uma maneira de aproveitar a EXPERIÊNCIA desses Idosos! Minha sugestão é que criemos mecanismos de ajuda para os nossos Idosos e Trabalhos exclusivos para atendê-los em nossas Comunidades e em nossas Igrejas! Como pastor, estou pensando nisso e já investindo nessa direção aqui em nossa Igreja; ainda não temos recursos para investirmos na construção de um LAR desses, mas estamos nos levantando para ajudar alguns!


Estamos também criando frentes de Trabalhos onde possamos aproveitar melhor a experiência desses idosos dentro de suas limitações de saúde, locomoção... No aconselhamento dos Jovens; no aconselhamento de Lideranças; na orientação de Jovens Casais; no ensino de Artesanato e Culinária... Além de Encontros, Atividades Físicas e Esportivas, passeios... Diante do Desenvolvimento em larga escala que estamos experimentando em nossos dias, tudo isso parece obsoleto; parece ultrapassado e banal, mas, acreditem! Precisamos investir nessa direção! Vos direi algo aqui que pode espantar a muitos: "Acredito que essa perda de REFERÊNCIA que nossa Juventude passa; que a Sociedade Moderna vive, acontece, também, pela decorrência do abandono dos nossos Idosos"!!

Eles têm muito a nos dar! Mais do que imaginamos!! Mas eu tenho também uma Palavra pra você que é Idoso e está vivendo nesse contexto de Abandono e desprezo em sua Família; em sua Igreja; em sua Comunidade... DEUS AINDA CONTA CONTIGO, QUERIDO(A) IRMÃO(Ã)! Meu conselho à você que é Idoso na Igreja ou fora dela, é que não desistas da Vida! Tu tens a Vida, ainda que limitada, mas tens! Tu tens a Vida de Jesus em tua Vida! Tu ainda podes muito e não sabes disso! Me lembro primeiramente de Calebe na Bíblia - Ele tinha 85 anos em Js. 14: 10-11, mas não se entregou às suas limitações! Ele disse: "Qual a minha força então era, tal é agora a minha força!..." Que exemplo! Já leu também Js. 13: 1? Josué já estava bem avançado na idade, mas Deus disse à ele que a Vida não acabara!

"Ainda há muitíssima terra para possuir!" Essa frase de Deus pra Josué, mostra o que Deus espera de cada um que chega à Maturidade da Vida! Essa não é chamada de "MELHOR IDADE" por acaso! Ainda há muitíssimo a Conquistar! A Vida não acaba com a Idade; a Vida não acaba com as limitações da Idade; não acaba com o desprezo da sociedade... Ela pode acabar se você pôr o fim nela, mas ainda assim, temos a Eternidade pra encarar! Meu Conselho é que você, Idoso, se levante e busque outras frentes de atuação! Que busque na sua Comunidade; na sua Igreja e se não tiver algo, CRIE!! Busque seu Pastor, o seu Prefeito ou mais alguém que possa te encaminhar nessa direção! Eu darei aqui alguns Links (Não é vírus) de alguns Idosos que estão fazendo a diferença pelo mundo à fora!!

Eis alguns: * Idosa realiza sonho e se forma em Direito aos 97 anos em Ipatinga (MG) - http://noticias.r7.com/…/idosa-realiza-sonho-e-se-forma-em-…;
* Idoso que trocou o Plano de saúde por faculdade se forma e vai tentar OAB - http://g1.globo.com/…/idoso-que-trocou-plano-de-saude-por-f…;
* Golpe faz Idosa se alfabetizar, aos 65 anos, fazer faculdade e abrir biblioteca - http://g1.globo.com/…/golpe-faz-idosa-se-alfabetizar-aos-65…;
* Idoso se forma em Medicina aos 82 anos em São Paulo -https://brasilidosos.wordpress.com/…/idoso-se-forma-em-med…/;

Existem inúmeros casos de Idosos que resolveram sair da Depressão; do Abandono; da Improdutividade; da Ociosidade e do Sentimento de Inferioridade pra fazer a diferença e VENCERAM!!! Acredite, querido(a) irmão(ã)!! Deus é contigo e ainda há muito a conquistar, mesmo que já estejas numa idade avançada; mesmo que as doenças estejam te limitando; mesmo que muita gente não acredite em você!! Deus acredita e investiu muito em tua Vida! Tens um Tesouro Incalculável a ser Compartilhado! Não leves isso para a sepultura; não enterres o seu talento e o Dom dado por Deus pra ajudar muitos a vencer! Tu podes TUDO em Deus! Tome posse desta Palavra da parte de Deus ao seu Coração neste dia!! Estamos juntos e, no que depender de Deus, A Vitória já é tua!!! Creia e Vai!!!

PrPaulo Giovane-MS. ><>