quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Crise do Pensamento - Onde Vamos parar?

Longe da crítica vazia dos saudosistas e antiprogressistas; ou aos que são amantes do “Vale a pena ver de novo”, quando nunca valeu a pena ver nem a primeira vez, venho aqui hoje diante de vós para expor minha insignificância e minha indignação diante do que meus olhos vêm e ouvidos ouvem! Não é novidade que nossa geração vive uma Crise de Pensamento em todas as linhas e esferas da Cultura. Podemos constatar isso nas letras vazias e repulsivas das canções mais tocadas nas rádios contemporâneas! Coisas do tipo: “Ah, leleke, lek, lek, lek...”; “Eu quero tchú, eu quero tchá...”; “Tchê tchê rê rê..”; “Tchu tchu tchu, tchá tchá tchá...”; “Ah se eu te pego!” São coisas semelhantes à essas, que se tornam bordões nas bocas de nossas crianças e adolescentes, de jovens adultos e velhos! Não é de se espantar a nova “onda do momento” dos “Reality Shows” tipo “A Fazenda”; “Big Brother” e outros mais do gênero! Os programas de “Barraco” ao Vivo com gente se batendo e se xingando, tudo diante das câmeras pra todo mundo ver e ouvir! Realmente nós estamos vivendo um momento excepcional na Cultura Mundial, concordam?

Mas infelizmente a coisa não para por aí! Além dessa “diversidade criativa” nas letras dessas músicas, vemos a supervalorização do visual “despojado”; das calças apertadas e dos cabelos arrepiados e despenteados! Vemos um conceito novo de moda “colorida” se alastrando e estilos “futuristas” surgem à todo momento, expressando um “desenvolvimento” superlativo! Uau! Quanto mais ridículo, mais moderno! Os conceitos estão se confundindo em todos os ditames! Gente! Os moldes “fashions” estão se erguendo de maneira tão marcante, que, daqui mais alguns anos, quem não aderir, será execrado da sociedade! Pasmem os senhores! Não se espantem se daqui mais algum tempo, passarmos a ser discriminados por sermos heterossexuais! Isso mesmo! Os conceitos estão tão distorcidos, que não será espanto se isso acontecer! Pois esse “modismo avassalador” vem impondo seus conceitos na sociedade à força, fazendo com que, quem não adere se sinta inferior! Não é verdade? Mas infelizmente a coisa não para por aí! Agora estamos vivendo a era dos “Remakes”; das reedições de novelas, filmes e seriados!

Longe do “resgate da memória”, creio que estamos mesmo é vivendo uma Profunda Crise do Pensamento! Falta gente com “Criatividade Inteligente”; Habilidade Mental para desenvolver coisas que acrescentem à sociedade, sabe? O que temos hoje é esse “showzinho bizarro” de imaginação fraca, apelativa e desmiolada; sem inteligência e criatividade! Os humoristas do nosso tempo, não sabem fazer piada sem baixarias; sem personalizar um homossexual ou debochar dos pilares da sociedade como da Igreja, das Autoridades e da Família! Não há inteligência também nessa gente! Voltando aos “remakes”, estamos vendo “Guerra dos Sexos”; “Saramandaia”;  e outras criações do passado já contestadas na época, voltarem com ares de novidade, mas apenas é uma “roupagem escrota” e sem bom senso em cima de algo que já não valia muito a pena ver! Mas essa tendência vazia de conteúdo já começa bem cedo na nossa sociedade! Outro dia eu parei diante do Colégio do meu filho e não tive como deixar de ouvir a conversa dos adolescentes lá! Você pai se espantaria de ouvir o que eu ouvi ali em minutos!

Os assuntos “das meninas” vão desde “ficar” com fulano que tem um traseiro bonito a “pegar” mesmo! Se vocês entendem o que eu digo! E não era uma menina apenas; elas estavam falando como se estivessem numa competição de quem aguentou mais tempo com um determinado rapaz! Queridos(as), eu estou falando de crianças; de adolescentes! Dá pra imaginar?! E aí, pra minha surpresa maior, chegou o galã pra conversar com elas, e eu pensei que se tratava de um Gianecchini... Misericórdia! Eu tomei um susto quando olhei para aquela figura magrela com a cara cheia de barba; um rapaz, mais parecendo uma “entidade” do que gente; de uns vinte anos, mas se travestindo de adolescente e com um “papo” realmente inacreditável diante do frisson que aquelas meninas promoviam! Eu nem quero relatar o que eu ouvi ali, pois causaria nojo em vocês, mas vos garanto que fiquei ainda mais preocupado com meu filho, sabe? Quero que esta experiência sirva para despertar você pai e mãe a visitar seus filhos na escola vez ou outra sem ser na hora de deixa-los ou busca-los! Você pode se surpreender!

Mas voltando ao assunto, realmente pude ver ali como que nossa juventude está fraca de conteúdo! Como nossos jovens precisam de orientação! Gente! É um absurdo! Onde estão nossos “Castro Alves”; “Ruys Barbosas”; os “Carlos Drumond de Andrade”; onde estão as “Cecílias Meireles” de nosso tempo? As “Adélias Prados”... Onde estão os “Pensadores” do nosso século; aqueles que expressam genialidade nas palavras que dizem e escrevem!? Não dá pra suportar mais os “Telós” da vida e companhia filosofando; não dá mais pra aturar essa nova categoria de funkeiros que só falam bobagens e futilidades das profundezas da idiotice! Não dá pra aturar mais essa “Moda Sertaneja” que escurece o “céu da inteligência” daqueles que vivem nos campos com tanta sapiência! Nossa Geração precisa de “Mentes Pensantes”; de gente que gaste tempo pra escrever coisas que edifiquem e que possam acrescentar na estrutura de um cidadão! Realmente estamos vivendo uma Crise; um CAOS no Pensamento hodierno! Falta-nos gente que PENSE; pessoas que meditem e expressem suas opiniões de maneira sábia! Amém?

Onde vamos parar com toda essa banalização de conteúdo? O que será da Cultura daqui a alguns anos mais? Onde estarão nossas memórias históricas de uma Cultura tão rica que foi responsável por nos permitir chegar até aqui? Tenho receio de encontrar respostas a essas perguntas... O que dizer do “enredo” que temos hoje na dramaturgia brasileira? O que dizer das letras dos Hits do momento? O que dizer da linguagem e das ideias da juventude contemporânea? O que dizer dos programas humorísticos tão lastimosos que temos hoje? E nem estamos falando aqui da política! Essa, já sucumbiu ao besteirol e à irresponsabilidade! Hoje, inclusive, enquanto digitava essas palavras, parei pra assistir a propaganda de um Partido Político de regular expressão e com ideias de preservação ambiental. Foi decepcionante ouvir os argumentos que eles usam para se dirigir à sociedade! Malhando a questão da “mistura da religião com a política” que é uma meia verdade; pois a mistura realmente não funciona, mas no caso de repercussão internacional que foi o caso da Comissão de Direitos Humanos... Falta conhecimento de causa!

E aí, se vê a pobreza de ideias, quando estes se aproveitam da má informação para ostentar um sentimento de patriotismo dos incautos! Nós já estamos cansados disso! No Brasil e no mundo, muita gente tem deixado de ser “Massa de Manobra”! Ainda precisamos avançar muito nisso, mas, graças ao Bom Deus, temos progredido nisso! Ainda há os que acham que as manifestações de rua são o ápice do “despertamento do gigante adormecido”, mas eu procuro ir devagar com isso, pois, em outros tempos, fomos usados (digo como brasileiro), no Impeachment do Collor! Até hoje falam muito daquelas manifestações, mas a coisa foi articulada nos bastidores! Hoje, vemos as cenas se repetindo, mas também constatamos gente interessada em se aproveitar das manifestações! Gente que pertence ao Movimento Sindical de várias classes brigando por poder; “Movimentos dos ‘Sem isso ou aquilo’” também se utilizando da falta de informação real da população e da incapacidade de fiscalização por parte dos Governos! Ora bolas... Em tudo isso vemos uma CRISE DO PENSAMENTO ou uma “esperteza gatuna” de muitos!

Qual seria a solução para mudar os rumos dessa situação degradante e deprimente? DEBATE! Nossa Geração desaprendeu o diálogo! Estamos acostumados a perdermos horas e mais horas num chat ou em uma rede social, mas não temos o hábito de conversar cara a cara! Há uma espécie de aversão à proximidade, sabe? As pessoas estão distantes umas das outras e não se faz o mínimo de esforço pra mudar isso! Falta DIÁLOGO nas Famílias; no seio dos Lares... Falta diálogo nas Escolas; não uma conversa sem conteúdo, sobre o capítulo da novela ou sobre a vida pessoal de um ou outro artista! Falta-nos discutirmos ideias e projetos! Vemos essa falta de interesse nas reuniões de condomínio; nas reuniões de pais nas Escolas! Nas reuniões de Associação de Moradores, onde pouquíssimos interessados em melhorias aparecem! Os que vão, ou estão com muita vontade de criar confusão, ou querem concorrer na próxima eleição! Não estou falando a verdade? Éh, queridos(as)! Realmente estamos vivendo uma CRISE DE PENSAMENTO... Mas isso não diminui a necessidade de trilharmos um Caminho de volta ao Debate!

Realmente, o “Gigante precisa se Erguer”! Precisamos nos dar conta da importância da INFORMAÇÃO e não da Manipulação! Não podemos aceitar TUDO o que ouvimos sem investigar e discutir saudavelmente sobre o assunto; ouvindo a opinião de outros; dos mais experientes! Precisamos reaprender a conversar em Família; ao redor da mesa! Precisamos dedicar tempo a isso; priorizando a “Relação Familiar” e o desenvolvimento de vínculos de afeto e respeito! Isso tem que começar em Casa! E temos que ter a extensão nas Escolas, com professores que estimulem o Pensamento de seus alunos; que os façam discutir ideias e projetos ao invés de se isolarem em desenvolvimento de conhecimentos de informática! Gosto da tecnologia, mas ela precisa ser dosada ou então teremos, em breve, uma Geração de “mudos surdos” de alma e intelecto! Gente! Precisamos nos despertar pra essa realidade ou acordaremos num Mundo sem perspectivas e totalmente desprovido de sentimentos legítimos! Eu creio que ainda possamos mudar tudo isso; creio numa Transformação que nós podemos promover! Eu creio!

Mas que adianta eu estar aqui sozinho falando sobre isso? Por mais valiosas e sinceras que sejam estas palavras, elas não podem por si só operar nada! Precisamos de mais pessoas que também pensem e FALEM; ESCREVAM e DIGITEM; QUE COMPARTILHEM essas ideias e outras mais que virão! Nesse Brasil; nesse Mundo, tem muita gente pensante! Temos muitas cabeças que pensam, mas que se limitam apenas a pensar! Ei! É contigo que Deus fala se você assim entende, mas, na pior das hipóteses, aqui é apenas um cidadão comum que fala a você! Mas alguém que acredita no potencial das pessoas; alguém que sente um ardor profundo no coração por compartilhar pensamentos e ideias; alguém com uma sede enorme de APRENDER! De dar a sua contribuição para a Vida melhorar! De marcar a sua Geração, não para ser lembrado, mas para simplesmente fazer mais alguém feliz! E aí, concorda comigo? Tens algo a acrescentar? Queres falar a respeito? Poste aqui sua opinião ou sua sugestão para a Vida; para a Posteridade! Chega de indiferentismo, comodismo e imparcialidade! DESPERTEMOS pra um Novo Tempo!

Que Deus nos ajude e nos abençoe! Que nós possamos entender a Proposta da Vida com sua diversidade infinita pra ser explorada e desfrutada! Que possamos PENSAR, pois NÃO É PECADO PENSAR! Gosto desse versículo de Lamentações de Jeremias que diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança!” (Lm. 3: 21). Diante do caos, Jeremias escolheu PENSAR em coisas que pudessem mudar seu estado de tristeza! Que esta seja a nossa postura diante dessa Grave CRISE DO PENSAMENTO que muitos ignoram em nosso tempo! Um forte abraço à todos e fiquem na Santa Paz do Senhor Jesus Cristo que nos ama com Amor incomensurável!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MT. ><>

domingo, 7 de julho de 2013

O Alvo é Chegar ao Topo da Montanha!

Olá queridos Amigos Internautas de todas as partes do mundo! Deus vos abençoe ricamente neste dia e, que através de mais esta Mensagem possas ser edificado em tua Vida! Estamos juntos, viu? Mas, na Caminhada Cristã não temos moleza mesmo! Isso é um fato. Todos os dias recebemos inúmeros e-mails e mensagens de pessoas que decidiram seguir a Jesus, mas que estão enfrentando grandes problemas e desafios diante de suas Vidas! Realmente, andar com Jesus exige de nós abnegação, dedicação, esforço, persistência, determinação, foco, garra, alvo estabelecido, força e muito mais! Não é fácil, pois estamos caminhando no “contra sistema” desse mundo; contra a correnteza da satisfação da carne e da concupiscência dos olhos! Não é fácil. Mas, em meio a toda essa “guerra” que nos encontramos, temos também as Consolações de Deus pra nós através de sua Palavra, pois o nosso ALVO É CHEGAR AO TOPO DA MONTANHA; é chegar ao Céu; é terminar a carreira como bom soldado de Jesus Cristo e desfrutar da Vida Eterna que Ele nos promete; nós os que permanecermos fiéis à Ele até o fim!

Mas o que poderíamos dizer pra você amado(a) irmão(ã), que está nesse “tiroteio” espiritual; pensando em desistir da Caminhada; pensando em largar tudo e abandonar a Fé? O que Deus tem pra dizer à você neste dia em que você está pensando em deixar sua Igreja; desanimado(a) frente aos intermináveis ataques do diabo e seus instrumentos? Tenho uma notícia pra você nesta hora: DEUS TEM UMA PALAVRA PRA VOCÊ!! Deus me tocou neste dia a digitar esse Artigo para falar ao teu Coração e dizer-te: NÃO DESISTA! Está mais perto a Vitória do que imaginas! Tu serás surpreendido(a) por Deus, querido(a)! Ele é fiel e nunca desampara os seus! Talvez você está aí estranhando toda essa luta e questionando com Deus; perguntando: “Por que, Senhor?” Mas o Ap. Pedro escreveu em I Pe. 4: 12-14 dizendo: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus!”

E mais: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo!” (Fp. 1: 6). Pois Deus tem te feito Promessas, amado(a)! Esquecestes? Mas Deus não esqueceu! A Bíblia relata que Josué disse o seguinte: “Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.” Portanto, TUDO se cumprirá em tua Vida também, pois nosso Deus não esquece! Ele te diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” O Deus que tu serves não esquece de ti, querido(a)! Creia nisso! Pois tudo pode passar, mas a Palavra d’Ele não passa! Busque na Palavra do Senhor o Fortalecimento de tua Alma, pois Deus te diz neste dia: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef. 6: 10). Fique firme; não desista; não afrouxe a corda, pois a tua Vitória está chegando, querido(a)! Deus fala contigo nesta hora! Por que estás assim desanimado(a)? Qual o motivo dessa dor?

Por acaso o teu Deus não tem Poder para Reverter qualquer situação, por mais difícil que seja e pareça? Qual é o gigante que não pode derrubar? Qual é a enfermidade que pode resistir diante d’Ele? Existe alguma causa que Ele não possa dar a sentença ou revertê-la a teu favor? Por que duvidas do Teu Deus e estás ansioso(a) desta maneira, achando que nada vai mudar? “Haveria alguma coisa difícil ao Senhor?” (Gn. 18: 14). Por acaso Ele não pode converter esse teu Marido; esse teu filho(a) rebelde e que te causa tantas tristezas e desventuras? Amado(a)! A Promessa de Deus pra tua Família está de pé! Tu poderás dizer como disse Josué: “...Porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”! (Js. 24: 15). Ainda por esses dias estavas feliz e com esperanças em teu coração; crendo naquilo que Deus tem te falado... Mas hoje, o diabo se levantou contra ti, tornando o céu de tua vida negro e teu dia com fortes vendavais, mas Deus te diz HOJE: “...Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira”! (Is. 59: 19). Creia nisso neste dia! Deus está falando contigo!!!

Você pode estar com muito medo do futuro; dos levantes do inimigo contra você e sua casa, mas Deus ainda te diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido(a)”! Tome posse desta Palavra de Deus ao seu Coração, querido(a)! DEUS TEM CUIDADO DE TI! Em todo momento de sua Caminhada, o Senhor tem cuidado de tua Vida; cuidado de tua Família! “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele fará”! (Sl. 37: 5). Descanse, amado(a)! Descanse no teu Deus pois Ele tem cuidado de ti! Ele te diz agora: “Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” (Lc. 12: 6-7). Amém? Por que temes os levantes do teu adversário e por que achas que o pior virá sobre tua Vida? Por acaso tens esquecido como chegastes até aqui? Como o teu Deus tem pelejado por ti a cada passo de tua Vida? E aí, só por causa de uma pequena perda; por causa da perda de algo significante pra ti que seja, achas que Deus te abandonou?!

DEUS NÃO TE DEIXOU; ELE TEM O MELHOR PRA TI! E a Promessa d’Ele ainda está de Pé pra tua Vida e, para que saibas que é Ele e não o homem ou a tua capacidade, Ele te surpreenderá por esses dias – Diz o Senhor! O diabo tem lutado forte contra ti; contra tua Vida e Ministério; contra tua família, mas o Espírito Santo hoje te fortalece para que chegues ao Topo desta Montanha! Creia! Tudo isso vai mudar; nesse dia escuro, Deus vai fazer o sol raiar mais uma vez e tu verás a Salvação do Senhor pra tua Vida! NÃO IMPORTA ONDE ESTEJAS ou em que situação estejas! Deus é fiel e vai fazer o Milagre na tua Vida! É o desemprego que te assusta? É o diagnóstico do médico? É a prova do concurso que não foi do jeito que você achava que seria? É a faculdade, que você acha que não é capaz? É o teu marido que foi embora ou está traindo você? É a necessidade de uma Família que te incomoda? Fale aí pra Deus o que está te aborrecendo! “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Fp. 4: 6) – Te diz o Senhor! Amém?

O que aflige o teu coração neste dia, querido(a)? Estás com medo do amanhã? Do que poderá acontecer contigo? Deus te diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal!” (Mt. 6: 34). Entregue TUDO à Ele; pois Ele tem Vitória pra tua Vida! Você acha mesmo que Deus faz alguma coisa mal feita; incompleta ou desleixadamente? Você acha que Ele te permitiu chegar aqui pra perder e pra viver frustrado(a) ou envergonhado(a)? NÃO! Deus te chamou para a Vitória! Você é um Testemunho Vivo do que Deus pode fazer com quem crê n’Ele! Creia!! Não desista, querido(a)! A tua Vitória está chegando; está mais perto do que você imagina! Você está perto de galgar o Topo desta Montanha! Toda essa luta vai passar e tu vais cantar o “Hino da Vitória”! Seja renovado(a) nesta hora! Permita que o Espírito do Senhor cure o teu Coração e te encha da sua Graça nesta hora! ELE ESTÁ FALANDO CONTIGO AGORA! Tome posse desta Mensagem pra tua Vida e saibas que ele está nos usando aqui para promover a Cura em teu Coração neste dia! Chegou a hora da Benção!

Ele te diz: “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador!” (Is. 43: 1-3). Ele não te livra DA prova, mas te livra NA prova Hoje! Reconheces Deus falando contigo? Glória a Deus! Ele está tratando sua Vida neste momento, amado(a)! Ele te diz ainda hoje: “Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas!” (Is. 44 :1-4). NÃO TEMAS! Ele é contigo! O Milagre está a caminho! Creia! Tudo vai mudar!

VAMOS ORAR?


“Deus amado! Nesta hora em que recebo esta Palavra, através de alguém que não conhece minha Vida; que não sabe o que eu estou passando, mas creio cabalmente que Tu o sabes, Senhor! Nesta hora de tantas incertezas e desventuras, recebo a tua Palavra como bálsamo para minha alma; para minha Vida, Senhor! Obrigado(a), Pai, pois em tudo vejo o teu cuidado para comigo! Nos mínimos detalhes da Vida! Quando tanta gente não crê mais; quando o amor está esfriando na terra... Mas eu tomo posse, Paizinho! Te amo e te agradeço, porque Tu és fiel à mim! Obrigado(a), querido Deus e Senhor da minha Vida! Obrigado(a), pois hoje sei que Tu cuidas de mim e queres muito que eu não desista; que eu não entregue os pontos; que eu não desanime na nossa Caminhada! Louvo o Teu Nome, pois foi tu que me escolhestes e tens me firmado os passos na tua Obra! Obrigado(a) pela Vida, Senhor! Obrigado(a) pelas lutas, pois sei que elas me encaminham para Grandes Vitórias! Quero te dizer que NÃO DESISTIREI! Que não recuarei! Que não vou abandonar teus Caminhos e nem me afastar da tua Casa! Hoje tomo esta decisão Contigo, Pai! Recebo a Cura; recebo esta Unção Hoje em minha Vida e te Glorifico, em Nome do teu Filho Jesus Cristo... Amém!”

Que Deus te abençoe, amado(a)! Que neste dia você possa mudar o rumo da tua História com esta singela Palavra dada por Deus pra tua Vida neste dia! Eu... não sei a quem e como Deus vai falar, mas SEI QUE ELE VAI FALAR COM ALGUÉM no dia de hoje! Pois a palavra de Deus jamais voltará vazia! Antes cumprirá aquilo que lhe apraz! Um forte abraço deste vosso Mano que tem o maior orgulho de vos ter como Amigos! Estamos juntos! Fiquem todos na Santa Paz do Senhor e Cristo Jesus! Esta Mensagem te abençoou? Então encaminhe para mais alguém! COMPARTILHE A ALGUÉM! Com certeza serás abençoado(a) também por isso! Fik a dik! Saiba: “O ALVO É CHEGAR AO TOPO DA MONTANHA!” Deus te abençoe!!!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MT. ><>

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como Vaso nas Mãos do Oleiro!

Olá Queridos Amigos Internautas! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia que nos fez o Senhor! Depois de algumas semanas fora da Internet, por um Propósito pessoal, pude verificar o quanto vocês fazem falta para nós! Obrigado pelas Palavras de incentivo e carinho; alguns irmãos pensaram até que estávamos indo para a Glória! (rsrsrs)... Quem nos dera! Mas ainda estamos aqui para cumprirmos a Missão para com nossa Família e a nos dada por Cristo Jesus – Pregar sua Palavra com Ousadia! O fato é que é muito bom estar de volta e poder ministrar aos vossos Corações a Mensagem de Cristo; a Mensagem da Graça e da Consolação! É muito bom poder reencontrar Amigos, irmãos, seguidores do Blog e também no Facebook! Deus abençoe a todos nesta hora e vos dê as mais ricas e copiosas Bênçãos para vossas Vidas e Famílias! Continuamos juntos nessa jornada rumo ao Céu e cremos na Vitória que o Senhor Jesus tem pra cada um que é e permanece fiel à sua Palavra! Que Deus nos ajude neste dia!

A Mensagem de hoje está baseada no processo de fabricação de vasos de barro. Estava aqui pensando; meditando naquilo que o Espírito Santo coloca em nossos corações e mentes e acabei por pensar nesse assunto tão importante para nossas Vidas. Sabemos que Deus é perito em lidar com o barro; afinal, foi do barro que Ele formou o homem; criando-o a partir dessa matéria tão frágil, mas de lições profundas pra nossa Vida Espiritual. Quando lemos na Bíblia o capítulo dezoito do Livro do Profeta Jeremias, vamos observar uma narrativa em que o Profeta descreve uma experiência com Deus, quando este o dá uma ordem para que vá a uma Olaria, para ali, lhe fazer ouvir suas Palavras. Nos primeiros quatro versículos, aprendemos lições tremendas com o Profeta; com aquilo que Deus fala com ele! Jeremias vinha de uma maratona de problemas; era um Profeta rejeitado; conhecido como Profeta Chorão! Chorou pela indiferença do povo em relação a Deus e sua Palavra! Chorou pela frieza do Povo!

A grande tragédia de Jeremias, é que ele pregava a ouvidos surdos; a pessoas que não queriam ouvir as Palavras de Deus! Igualmente aos dias de hoje, há muitos que não querem ouvir a Voz de Deus; preferindo as fábulas! Há muitos que hoje não suportam a legitimidade da Bíblia e aí, acabam por desejar ouvir mentiras e “historinhas de carochinha”! É bem melhor ser afagado; ser bajulado por “falácias” do que ser confrontado pela Palavra de Deus! Isso é um fato! Jeremias passou por essa situação e, isso lhe causou a vontade de parar narrada no capítulo vinte e versículo nove! Mas é também neste capítulo, que ele relata sua decisão de continuar quando Deus fala com ele! E, nesta hora, Deus vai falar contigo através desta Mensagem, para que você não pare; não desista agora, pois Deus é contigo, amém? Voltando ao capítulo dezoito, vamos ver um Profeta desanimado; abatido e prestes a desistir por ocasião das tantas perseguições! Até mesmo seus familiares o questionam pelas costas! (Ver capítulo doze).

A situação do Profeta se torna quase insustentável, mas Deus então fala com o Profeta: “Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras!” Deus ordena ao Profeta para ir numa olaria, pois lá falaria com ele! Além das lições pessoais que o Profeta precisava receber de Deus naquela olaria, ele também recebe uma Mensagem para transmitir à Nação de Israel! Deus o ordena a LEVANTAR – Tomar uma atitude diante de toda aquela situação! O Profeta obedece, pois na obediência está nossa Vitória! Deus o manda a um lugar sem expressão, pois Deus está disposto a falar conosco nos lugares mais absurdos e simples; lugares até desprezíveis, mas lá, Deus nos fala! O Profeta precisava entender que Deus não se manifestava somente em grandes aglomerações; que Deus não estava disposto a usá-lo somente em grandes concentrações, mas em lugares insignificantes também, pois ali Ele também fala! Quando chega lá, encontra o oleiro fazendo a sua obra; focado!

É impressionante como não se sabe o nome do oleiro, nem de seus antecessores! Aquele moço não era ninguém de destaque; alguém que viesse a despertar o interesse de alguém, mas estava lá; fazendo o seu trabalho! Jeremias também precisava entender isso: Nem sempre seremos destaque; nem sempre estaremos sob holofotes ou seremos reconhecidos, mas o importante é fazer; executar nossa Missão! Observando aquele “Guri”, Jeremias vê o vaso que ele fazia se quebrar e pensou que este seria jogado fora; naturalmente! Mas ao invés disso, o oleiro desconhecido toma os cacos em suas mãos e torna fazer daquele vaso, outro vaso, conforme lhe pareceu bem aos seus olhos fazer! Lição: Nunca perca a perspectiva positiva do Milagre diante das perdas e tribulações! Deus estava dizendo pra Jeremias: “Meu filho! Diante de todo esse caos em que se encontra Israel, Eu posso reverter toda essa situação!” Jeremias recebe, então com essas lições pessoais de Deus pra ele, uma injeção de ânimo e vigor!

Mas outras lições para nós podemos tirar da olaria! Deus leva o Profeta àquele lugar também para lembra-lo que o homem veio do barro; que somos frágeis e carentes de sermos moldados todos os dias! A verdade, é que carecemos de sermos moldados todos os dias mesmo e, ignorar isso é ir de encontro ao fracasso na Caminhada Cristã! A Obra de Deus em nós não está por acabada! Precisamos desse processo constante em nossas Vidas, pois somos COMO VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO! Você entende isso? Portanto, quando Deus leva Jeremias na Olaria, também estava dizendo: “Filhinho! Tu precisas também ser moldado! Estás no processo! Entenda isso!” Vale a pena dizer aqui que o homem foi a única criatura que Deus formou com as próprias Mãos! Assim sendo, Jeremias precisava lembrar-se do processo ao observar o vaso nas mãos daquele humilde oleiro, e entender, que da nossa “quebradeira”, Deus pode fazer grandes coisas que parecem bem aos SEUS olhos e não aos nossos! Glória a Deus!

Quantos nesta ora, pelas Igrejas à fora, estão nessa quebradeira nas mãos de homens falhos? E estão totalmente desanimados e sem perspectivas!? Mas Deus está no controle de tudo isso, amados(as)! Mas vamos analisar melhor essa questão da Olaria. Uma vez fui visitar uma no interior do estado do Espírito Santo e tive o privilégio de conversar com um oleiro profissional. Pelo que pude aprender, e o que se sabe, existem inúmeras qualidades de barro na terra, mas nem todas servem para confecção de Vasos! Para se ter uma ideia, existem muitos tipos de barro, mas apenas aproximadamente oito, são adequados para confecção de vasos. Dentre essas oito qualidades apropriadas, ainda existem dois tipos: O Barro magro, aquele sem liga, sem consistência e sem firmeza e o barro Gordo, aquele com liga, boa resistência e firmeza. Esse “barro gordo” é um barro mais úmido e mais profundo, ou seja, quando mais fundo se busca o barro, maior valor ele tem! Entenderam? É assim conosco também, amados!

Quanto mais fundo o homem possa estar em seus pecados, maior valor ele tem pra Deus! Isso é tremendo, pois nos ajuda a entender muita coisa diante da convivência com pessoas tão difíceis e duras quanto ao Evangelho! Aquele esposo que não quer saber de Deus e nem de Igreja; aquele filho rebelde que sempre deu trabalho; aquele amigo ou amiga que faz piada e te ridiculariza por você ser servo de Deus; aquele vizinho macumbeiro... Todos esses têm um valor incalculável pra Deus! Amém? E na hora certa Deus vai agir na Vida destes; vai resgatar esse barro para fazer um grande vaso! Aleluia! Uma outra coisa interessante na olaria, é que, resgatado esse “barro gordo”, ele é levado para olaria, pois só lá ele poderá ser processado! A olaria do barro aqui na terra é a Igreja de Cristo e Ele é o Oleiro! A Obra no barro será feita pelo Oleiro Jesus Cristo e não por homens ou por uma Instituição, amém? Isso é lindo! O barro é trazido para a olaria onde passará por outros processos mais, que nos são valiosos!

Quando chega a olaria, o barro vem cheio de impurezas; sendo assim, ele é peneirado, onde toda sujeira e impurezas são removidas do barro! Assim Deus faz também com o homem que Ele escolhe e traz para a sua Casa; a Igreja! Depois de trazê-lo, Deus agora começa a peneirar essa Vida através da Palavra, e através das tribulações as sujeiras são removidas de nossas Vidas! É um processo doloroso, pois retira certas coisas que há algum tempo julgávamos importantes! Mas a LIMPEZA é necessária para que o Vaso seja feito! Depois de peneirado e limpo, o barro é colocado em descanso... É o tempo da ESPERA! Misericórdia! Como é doloroso esperar num mundo de tanto imediatismo! Mas é o processo de Deus para formar o Vaso! Depois o barro é levado para uma bancada onde é umedecido e aí começa a pior parte! O barro é amassado e batido até adquirir liga! Aqui é a parte mais dolorosa, quando Deus nos amassa e bate o barro a fim de adquirir liga! Pois se o barro não tiver liga não presta!

Quantos crentes “sem liga” por aí, não é verdade? Quanta gente que não se enquadra, não se une, não ama, não perdoa, não atrai ninguém! Mas esse Processo de Deus é tremendo para fazer com que o barro saiba o valor da liga! Já pensou nisso? É no momento da provação que aprendemos o valor de um Amigo; de uma Amizade; de relacionamentos sadios! São nas horas quando estamos apanhando, é que aprendemos a depender de Deus e de sua Palavra! Nesse processo, o barro apanha, é amassado e absorve água! É assim que Deus nos quer na luta! Nossa Vitória está na Água da Palavra de Deus! Amém? Depois que o barro adquire LIGA, ele é levado para a Roda para ser MOLDADO; é aqui que se cria o Vaso e sua finalidade! Aqui o barro fica diretamente nas mãos do oleiro que o molda de acordo com seu querer! Entenderam isso? Aqui o barro é moldado segundo a VONTADE DO OLEIRO! O Oleiro é quem determina para que serviço este Vaso será destinado! Entenderam? Aleluia!

Após a modelagem, o Vaso é levado para secagem! Mais uma vez fica na espera, aguardando secar e endurecer! Aqui é o momento das experiências diretas com Deus; do momento à sós com Deus que fazem desenvolver em nós o AMADURECIMENTO! Pensam que acabou? Nada! Após a secagem, vem o momento culminante do processo de fabricação de um Vaso; quando o barro agora Vaso é levado para a Fornalha! Num calor terrível e por tempo determinado o Vaso fica lá dentro do fogo! E aí, está pronto, para ser polido, pintado e colocado à serviço! Nesta última fase, o vaso passa pelo “calor das batalhas” da vida; pelo polimento, para que as arestas sejam removidas e aí ele é pintado ou envernizado, adquirindo uma aparência de Cristão para que possa SERVIR! Amém? Todo esse processo leva tempo! Para alguns mais do que outros, dependendo do que precisa ser removido e tratado no barro! Mas, espiritualmente falando, tudo isso é extremamente benéfico para nossas Vidas e Ministério! Aleluia!

Pular alguma dessas fases ou tentar evita-las é extremamente prejudicial à Vida Cristã, amados! Precisamos nos render ao Oleiro Jesus Cristo para que Ele trabalhe de maneira completa, pois, “aquele que em vós começou a boa obra, é fiel para completa-la...” Eu não sei em que fase estás nesse Processo de “Desconstrução ou de “Construção” na sua Vida, amado(a)! Mas eu sei que se tu te renderes e deixares Deus trabalhar em tua Vida, verás que Ele fará de ti uma Benção! Lembre-se que no Processo de fabricação do Vaso, o mesmo pode ser quebrado e refeito de acordo com a Vontade do Oleiro! Nossa Vida terá altos e baixos, mas estando nas mãos do Oleiro, tu estás seguro; e podes descansar na Promessa de que se hoje estás quebrado, Deus está pronto, é fiel e fará de tudo para RESTAURAR-TE COMPLETAMENTE! Creia nisso e tome posse desta Palavra neste dia, queridos(as)! O SENHOR FALA CONTIGO ATRAVÉS DESTA PALAVRA HOJE! Permita ser trabalhado por Deus e se renda ao tratamento! Tudo vai acabar bem!

Que Deus te abençoe e que tu possas ser abençoado(a) neste dia permitindo o trabalhar de Deus em tua Vida e Ministério! COMO VASO NAS MÃOS DO OLEIRO, tu sempre serás Vitorioso(a)! Esteja certo(a) disso! Todo esse Processo tem data de validade, ou seja, tem início e fim! E, para nós, o que interessa é o final, pois neste final, estaremos habilitados para viver o melhor de Deus! Um forte abraço pra você amado(a) irmão(ã)! Estamos juntos nessa caminhada! Também conto com as orações de vocês, pois também estamos nesse Processo com Deus, onde Ele tem nos moldado a cada dia; onde Ele tem retirado de nós tudo o que não presta! E, quando é preciso quebrar-nos, Ele o faz! Mas torna a nos reconstruir de forma melhorada! Glória a Deus! Deus é contigo, amado(a)! Estamos intercedendo por você, viu? Temos esta Aliança em Cristo Jesus! Fiquem todos na Santa Paz do Senhor Jesus Cristo – O Oleiro Verdadeiro de nossas Vidas! QUE DEUS TE ABENÇOE NESTE DIA!


Pr. Paulo Giovane S. Fonseca. ><>