quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tudo o que Deus faz é bom!


Olá queridos Amigos Internautas e Blogueiros de todo este Universo maravilhoso que Deus criou! Paz Perfeita vos seja Multiplicada da parte de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor nosso! Que bom estar aqui com vocês mais uma vez para compartilharmos a Poderosa Palavra de Deus aos vossos Corações! Deus abençoe a cada um neste dia e vos conceda saúde, paz, alegria, vitória e prosperidade! Hoje é um dia de grandes oportunidades pra sua Vida! Tome posse desta Palavra! Mas vamos à Palavra de hoje: Meu avô era um grande contador de “causos”; gostava de contar histórias que sempre eram associadas a uma verdade espiritual e eu, adorava ouvi-las quando o ajudava na pequena marcenaria no fundo do quintal da casa. Certa vez ele me contou a seguinte história:

“Era uma vez um rei que gostava muito de caçar. Dentre seus amigos que levava às caçadas, havia um que era muito piedoso e temente a Deus (ao contrário do monarca, que não se detinha às questões da fé). Sempre que o rei conseguia abater um animal, aquele sujeito gritava:
— Tudo que Deus faz é bom! E o rei se envaidecia destas palavras.
Um dia, quando o rei disparou sua arma de caça, o tiro saiu pela culatra, arrancando-lhe o dedão da mão direita. Quando voltavam para casa, carregando o rei numa maca, o sujeito disse:
— É... Tudo que Deus faz é bom!

O rei ficou furioso, mandou prendê-lo num calabouço e jogar a chave fora. Passado o trauma inicial do acidente, o rei e os seus demais amigos voltaram a caçar. Numa destas viagens, o grupo caiu nas mãos de uma tribo de canibais e, um a um, eles foram sendo devorados pelos selvagens. O rei ficou por último. Mas, quando chegou a sua hora, ao vir examiná-lo, o sacerdote dos canibais percebeu que lhe faltava o dedão da mão direita, desqualificou-o como oferenda e ordenou que o libertassem.
Ao voltar para seu reino, o rei mandou soltar seu amigo e contou-lhe toda a história.

— Eu lhe disse, meu rei, tudo o que Deus faz é bom! Se o senhor não tivesse perdido o dedão naquele dia, já estaria morto! O rei se desculpou com seu amigo, por ter-lhe mandado prender. E fez-lhe uma pergunta:
— Meu amigo, eu ainda tenho uma questão não resolvida em meu coração: Se tudo o que Deus faz é bom, por que Ele permitiu que eu mandasse lhe prender? Por que permitiu que você, injustamente, ficasse dois anos atrás de uma grade?
— Ah, meu rei, tudo o que Deus faz é muito bom, pois, se eu não estivesse aqui preso, estaria agora na barriga dos canibais! E repetiu: “TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM!”

Nós vivemos num mundo irremediavelmente imediatista e viciado em “fast food”. Nossa sociedade foi iniciada na “geração cibernética” e se acomodou aos “atalhos” que a tecnologia oferece. Esse conceito tem influenciado também a muitos na Caminhada Cristã, fazendo com que estejamos sempre ansiosos pelo resultado imediato na Vida; sempre na expectativa de que as coisas sejam logo, imediatamente explicadas e entendidas. Muitos estão enfrentando dificuldades hoje e estão questionando a Deus o “porque” da situação; querem respostas rápidas e convincentes pra tudo o que lhes acontece! Precisamos ter o “Controle da situação”; ninguém gosta de ficar como “passageiro” no Barco da Vida esperando que um dia as coisas, enfim, sejam entendidas! Não é assim?

Mas, essa pequena história nos mostra uma pequena, mas, relevante lição para a Vida: Nem sempre vamos entender de imediato os Atos Soberanos de Deus na nossa Vida, mas, no final, tudo ficará bem! Afinal, TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM! Aquele aparente prejuízo; aquela aparente derrota; aquela aparente perda; aquela “baixa” inesperada e inexplicável, hoje, pode estar causando grande dor; grande decepção, mas, no final, Deus vai reverter tudo em Benção pra tua Vida, amado(a)! Quando o rei de nossa história perdeu o dedo, não poderia imaginar que aquela perda tão doída o livraria da morte no futuro! Assim é também conosco! Algumas perdas e situações pelas quais passamos, não entendemos de imediato, mas o tempo nos mostra que TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM!

Por mais difícil que seja pra você neste primeiro momento, Deus vai te mostrar lá na frente que valeu a pena! Há alguns meses atrás, aqueles que são nossos Amigos mais chegados sabem, passamos por um processo que de imediato não nos conformamos, pois, poderíamos ter evitado tudo se deixássemos o Espírito Santo conduzir a situação, mas as pessoas que estavam envolvidas, preferiram tomar decisões no calor da batalha e os prejuízos foram enormes! Eu, de imediato lutei de todas as formas para reverter a situação, mas, tudo em vão; no final, o prejuízo foi decretado! A princípio, ficamos abatidos, entristecidos e desmotivados. Mas, alguns meses depois, Deus nos mostrou o “porque” de tudo aquilo e nos livrou dos prejuízos pessoais! Vocês entenderam?

Algumas coisas que nos acontecem, não entendemos de imediato! Jesus falou algo parecido com Pedro quando se propôs a lavar os pés dos discípulos! Ele disse: “O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” (Jo. 13: 7). Há momentos que não entendemos mesmo! Quem sabe você esteja passando por um momento desses? Quem sabe esteja, nessa hora, questionando a Deus; numa luta interior para entender as razões de tantas situações contraditórias em sua caminhada?! Mas a Palavra de Deus pra tua Vida hoje é: “Sossega!” Descanse no Senhor! Espera em Deus! Não é fácil ser provado(a) na área da paciência! Mas Deus sempre está no Controle de TUDO, e, no final, você vai cantar o Hino da Vitória, filho(a)! Creia nisso em Nome de Jesus!

Não é fácil esperar! Minha experiência que te contei aqui durou seis longos meses! Tive que esperar em silêncio, firme, olhando somente pra Jesus, quando muitos se proporam a ser usados pelo diabo! Preferi ficar com os olhos fitos nas Promessas de Deus e aguardando o Agir do Senhor em resposta à nossa fidelidade e integridade! Afinal, Deus nos conhece; sabe quem você de fato é! Não foi fácil! Mais uma vez digo, pois em alguns momentos o inimigo nos afrontou cara a cara, mas HOJE, posso vos dizer que valeu a pena! E toda a situação serviu para revelar quem é quem! Amém? Te digo que tudo isso que você está passando, realmente não é justo, se você tem sido íntegro diante da Palavra de Deus, mas, no final, o Senhor vai reverter tudo em Benção! Creia nisso!

Eu Profetizo nesta hora que todo o levante do adversário contra tua Vida vai cair por terra e tudo o que ele armou para te derrubar, será revertido em Vitória pra Você, filho(a)! Em Nome de Jesus, creia nessa Palavra! Com Deus não há prejuízos! Deus cuida de sua Vida; cuida de sua Família e se tu permaneceres firme, olhando para JESUS, a Vitória será tua! Muitas bocas falam; muitos nos apedrejam; muitos nos julgam, mas quem sabe quem nos somos de verdade é Deus! Ele te justifica neste dia! Olhe para Ele! Confie n’Ele! Descanse n’Ele e receba neste dia a Restauração de tuas forças! Ninguém imaginava que aquele Jesus que estava na Cruz surrado e moribundo, poderia vir a ser o Salvador do Mundo; de toda humanidade! Quem poderia imaginar que todo aquele Sangue era a nossa Vitória?

Te digo: Ninguém poderia imaginar naquele momento! Mas a aparente derrota, era símbolo de uma Grande Vitória! Assim será contigo, meu irmão! Essa aparente perda; essa aparente derrota; esse aparente prejuízo... Deus o reverterá em Grande Vitória pra Você! TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM! Espere mais um pouco! Não murmure! Não questione a Deus! Não se desespere! Apenas AGUARDE! Tua Vitória está a Caminho! Muitas das vezes, nossas tribulações não passam de “Livramentos” de perdas ainda maiores no futuro! “DEUS, ÀS VEZES, QUEBRA NOSSOS PEQUENOS VASOS, PARA NOS DAR VASOS MAIORES!” Tudo é uma questão de tempo! Aquilo que Deus tem pra tua Vida, NINGUÉM poderá impedir e tomar de você! É Deus quem garante! Pode abrir mão! Confie no Senhor!

Eu sei que Deus está falando com alguém hoje aqui! Eu sei que esta Palavra vai acertar em cheio a muitos corações que estão “forçando a barra” na luta de evitar perdas; na luta pra não abrir mão de seus “direitos”! Hoje Deus me usa aqui pra dizer pra você: “CONFIE EM MIM, SERVO(A) MEU (MINHA)! EU ESTOU NO CONTROLE DE TUDO!” – Diz o Senhor pra você neste dia! Portanto, “não se turbe o vosso coração...” Não haverá perdas! Deus está apenas dando uma faxina e fazendo uma reforma na tua Vida! Creia nisso! O Milagre de Deus já está a caminho e Ele vai te surpreender com uma Grande “virada” na sua Vida, querido(a)! Apenas se coloque na posição de Servo de Deus; confiando na sua Palavra, orando, e obedecendo em submissão a Deus! Creia! Te digo mais uma vez: Creia!

É importante ser OBEDIENTE a Deus nessa hora, viu? Pois muitas vozes querem te aconselhar nesses momentos de lutas! Muitos conselhos aparecem; de gente que até te ama e quer te ver bem! Mas o melhor Conselho é o que vem de Deus! Peça orientação ao Senhor; se Ele permanece em silêncio, é porque quer que você ESPERE! AGUARDE! Na hora certa, Ele vai te mostrar o caminho que deves seguir! Amém? Fica essa Mensagem para o seu Coração neste dia! Que Deus te abençoe, amado(a)! Saiba que nós estamos aqui sempre intercedendo a Deus por sua Vida e Família! Um forte abraço e fica na Paz do Senhor Jesus Cristo! Te amamos em Cristo!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Importância de Cultuar a Deus na Igreja.


Muitos discutem a importância de ir à Igreja cultuar a Deus. Os novos conceitos e o avanço da tecnologia nos permitem participar de um Culto ao vivo on line; através da Internet, com apenas um click, tendo apenas um computador ou celular. Novos tempos! Diante das “facilidades” oferecidas pela tecnologia, algumas Igrejas têm desfrutado dessa ferramenta e investido nesse alvo, a fim de alcançar mais pessoas pelo mundo a fora e isso é louvável! Mas, em contra partida, temos acompanhado um novo conceito surgindo no meio cristão-evangélico; os que “servem” a Deus on line! E as questões que se levantam são: Até que ponto pode um Cristão servir a Deus através da Internet? Seria possível utilizarmos somente este veículo na Comunhão com o Corpo de Cristo? É valido cultuar a Deus através da Internet? Esse novo conceito pode determinar no esvaziamento das Igrejas?

Bom. Longe de toda polêmica, mas sem nos omitir delas, vejo todo esse “avanço” com muita cautela. Sou fã da tecnologia nos Cultos. Tanto na Arquitetura, como na iluminação e ornamentação das Igrejas; como também através da multimídia! É fantástico ministrar um Culto de Ensino com auxílio de multimídia; com imagens e fotos... Isso é uma benção mesmo! É muito apropriado, vermos Igrejas investindo em tecnologia pra tornar tanto os Cultos como as ministrações mais atrativas e com conteúdo direcionado; além de poder disponibilizar tudo isso através da Internet a alguém que, por algum motivo, não tem acesso a isso em sua cidade ou país! Glória a Deus por isso! Mas, como toda regra tem suas exceções, precisamos ter cuidado com todo esse “avanço”, pois, no afã de alcançarmos mais pessoas, podemos estar contribuindo para a formação de um novo “grupo evangélico”!

Como já disse sou fã da tecnologia que é usada à serviço da Expansão do Evangelho; sou fã da tecnologia que facilita o acesso às coisas de Deus; sou fã da tecnologia que auxilia no ensino; que acrescenta e fortalece a Igreja! Sou fã da tecnologia que é submissa aos ideais cristãos e que coopera para a Edificação de Vidas e com o Crescimento Espiritual, mas, não posso concordar com alguns casos que temos visto surgir ultimamente no meio evangélico: Pessoas estão abandonando a Igreja; a Comunhão do Corpo de Cristo; a Comunhão com os irmãos, para “servir” a Deus somente através da Internet! Isso é preocupante, pois, afeta diretamente à saúde do Corpo da Igreja! São inúmeros os casos de pessoas que podem se filiar a uma Igreja, mas preferem não estabelecer compromisso e ficar só nessa de cultuar pela internet! Isso agride diretamente ao Conceito de Comunhão Cristão!

A Internet deve ser usada como um auxílio; como algo que acrescenta e não como base de uma Vida Cristã! Não existem Vida e Comunhão fora do Corpo de Cristo e isso não se estabelece somente através de Clicks, Cadastros, Contribuições ou por uma carteirinha de “sócio mantenedor”! Ter Comunhão com o Corpo de Cristo é algo mais! Não é de se estranhar vermos tanta gente com conceitos errados em relação à Igreja e à Bíblia e vivendo na heresia em nossos dias! Pois por melhor que seja um “atendimento on line”; por melhor que seja um “pastor virtual”, nada disso substitui a importância de se estar no Templo; na Igreja; em Comunhão com os irmãos e com um Pastor real! Não podemos trocar o ambiente da Igreja; do Templo; por um acesso virtual! Não podemos trocar a Ministração Real, por uma Virtual! O que é isso? Precisamos rever esse conceito, pois ele tem enfraquecido a vida de muitos!

Mas qual seria a importância de se Cultuar a Deus na Igreja? Além da questão Social, pois o homem é um ser gregário e, portanto, necessita de desenvolver relacionamentos, existe a questão Bíblica e Espiritual que abordam valores ainda mais abrangentes e relevantes! Em toda a Bíblia vemos a Importância de cultuarmos a Deus na Igreja, mas quero abordar aqui alguns ensinamentos que aprendemos através de Davi, o jovem pastor que se tornou Rei e ícone dentro da Bíblia no conceito de Culto, Louvor e Adoração a Deus. Como sempre digo aqui, nosso propósito não é tecer um debate estritamente teológico, mas, nos esforçaremos aqui para trazer algo funcional; acessível e prático! Mas vamos aqui citar algumas passagens bíblicas que podem nos auxiliar e nos fazer entender sobre a Importância de Cultuar a Deus na Igreja; do “porque” precisamos ir à Igreja para cultuarmos a Deus, ok?

Não foi por acaso que Davi se tornou um homem proeminente na história bíblica, e um dos responsáveis pelos Tempos Áureos de Israel; toda sua história tinha raízes fundamentadas no COMPROMISSO com Deus e sua Casa! No Sl. 84: 1-2, ele disse: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.” Davi desejava ardentemente por estar na Casa de Deus; se esforçava para estar lá! No Sl. 27: 4, ele diz: “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” E olha que não era um desocupado; ele tinha inúmeras responsabilidades no seu dia a dia, mas empenhava-se para estar na Casa de Deus! Era um compromisso firmado!

No Sl. 26: 8, ele declara: “SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.” Ainda no Sl. 84: 4, ele diz: “Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.” Davi amava estar na Casa do Senhor e sabia o que recebia por estar lá; era um Bem-aventurado por isso! Ele preferia estar na Casa de Deus do que em qualquer outro lugar! Isso ele também declara no Sl 84: 10 – “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” O salmista ainda diz no Sl. 92: 13 – “Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.” Ou seja, se temos compromisso com a Casa de Deus, temos expectativas de bens futuros; esperança! É um lugar de Louvor! “Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.” (Sl. 116: 19).

O ato de ir Cultuar a Deus na Casa do Senhor alegrava ao coração de Davi! Era uma alegria poder estar na Casa do seu Deus! No Sl. 122: 1 ele declara: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.” É preciso que se entenda nestes textos anteriores, que o compromisso com a Casa de Deus; o desejo sincero de estar lá para ter um encontro com Deus e aprender com Ele, proporciona ao homem um bem-estar tremendo! Quando na Casa do Senhor, o homem encontra refúgio, vitória, alegria, paz, orientação, etc... Por estas e outras Bênçãos, os salmistas não ousam trocar o Culto na Casa do Senhor por nada! O que vemos hoje é uma total falta de Compromisso com a Igreja; local de Culto! As pessoas trocam o Culto por qualquer aniversário, festinha, passeio; por qualquer dorzinha de cabeça, resfriado; por causa de chuva ou calor excessivo... Onde está o Compromisso desse povo com seu Deus?

Quando pesquisamos sobre o “por que” de estarmos na Casa do Senhor, vamos ver na Bíblia algumas respostas: Em sua oração, quando estava ameaçado por um grande exército de inimigos, Josafá orou dizendo: “E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.” (2 Cr. 20:8-9). E Deus, anteriormente confirmou estas Bênçãos à Salomão dizendo: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” (2 Cr. 7:15-16). Entenderam? Há um Compromisso de Deus com sua Casa!

Nela Ele deve ser buscado; nela Ele se manifesta; nela Ele dá livramento ao seu povo! Em sua Casa, Deus manifesta o Compromisso de ouvir as orações do seu povo; de estar atento às suas necessidades! Jesus, em Mt. 21, a partir do versículo 12, nos mostra os Verdadeiros Propósitos da Casa do Senhor! Ele expulsa os cambistas e vendedores do local de Culto, manifestando à todos que aquele local é santo e destinado ao Culto ao Senhor! Igreja não é local de vendas e barganhas; não é local de “promoções”; o espaço do Templo é para ADORAÇÃO ao Deus Eterno! Jesus diz: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”(13) Em primeiro lugar, a Igreja é local exclusivo de Comunhão com Deus; de Oração; da Exposição da sua Palavra! Quando a Igreja é usada pra outros fins, nos tornamos salteadores; ladrões; usurpadores daquilo que é devido a Deus!

Em segundo lugar, no versículo 14, a Bíblia diz, que “E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.” Ou seja, na Casa de Deus é lugar de Cura; de manifestações de Milagres; lugar de Bênçãos, e, qualquer coisa que desvirtue esse propósito, se constitui um agravo aos reais alvos de Deus em sua Casa! Na Casa de Senhor precisam acontecer Milagres e Manifestações da Presença de Deus! Por isso é importante nosso Compromisso com a Igreja! Nos versículos 15 e 16, aprendemos outro Propósito de estarmos na Igreja: “Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” Ou seja, a Igreja é local de Adoração a Deus; de Louvor! E isso se faz pela boca dos humildes; dos lábios dos “puros de coração”! Glória a Deus!

Portanto, diante de tantos argumentos e de tantos outros que não foram possíveis de ser abordados aqui, vale a pena entender a Importância de Cultuar a Deus na Igreja e não em outro qualquer veículo! É o nosso Compromisso com a Igreja que nos faz vitoriosos na Caminhada Cristã! Davi foi vitorioso em sua Caminhada por causa desse Compromisso de servir a Deus em sua Casa! Talvez, você, amigo(a) leitor(a), esteja vivendo situações difíceis na sua Vida, por causa da sua ausência na Casa do Senhor! Quanta gente hoje afastada dos Caminhos de Deus; da Igreja!? Até quando você continuará assim? Não podemos ficar nessa de “seguir ao Senhor de longe”! Precisamos buscar a Ele no lugar onde Ele mesmo separou para que O buscássemos! Não há Vitória fora da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo! Quanta gente querendo hoje viver uma vida espiritual sem o Compromisso com a Casa de Deus?

Como poderemos ser abençoados fora da Palavra de Deus? Vejamos o que diz o Profeta Ageu em seu Livro: “Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.” (Ag. 1:2-7). Entenderam? É o próprio Deus falando ao seu Povo; convidando-o para voltar aos Átrios da Casa de Deus, dando-lhes os motivos de tanta escassez evidenciada naqueles dias!

E Deus continua: “Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.” (Ag. 1:8-11). Deus dá os motivos de tanta dificuldade na Vida do Povo: Ausência na Casa de Deus! Enquanto o povo buscava suas próprias realizações pessoais, a Casa de Deus estava deserta! Será que é coincidência?

Querido(a) de Deus! Venho aqui como Profeta de Deus na tua Vida dizer que Deus tem um Plano Soberano em tua Vida! E que este Plano não pode ser mais adiado e frustrado na sua Vida! É hora de se levantar e caminhar para a Casa de Deus! Deus me usa aqui hoje para te trazer esta Palavra! Eu tenho certeza que o Espírito Santo está tocando em seu coração nesta hora em que lês este Artigo! Chegou a hora de viver o melhor de Deus; de conquistar os Milagres que Ele tem pra tua Vida e Família! Chega de levar a Vida Cristã na bagunça; empurrando com a barriga! Chega de brincadeiras e de falta de Compromisso com Deus! É hora de Renovar tua Aliança com o teu Deus; Aquele que quer o melhor pra você! Chega de resistir e de ignorar esta Palavra! DEUS TEM VITÓRIAS PRA TUA VIDA! Creia! Estaremos orando por você; para que possas superar todas essas “cadeias” que te aprisionam!

Eu profetizo que o Espírito Santo acenderá a Chama no teu Coração novamente, a partir de HOJE, para que tu retomes tua Vida; tua Caminhada com Deus! Teu lugar ainda está lá; reservado! Deus te espera! Tome o conselho do escritor aos Hebreus que diz: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hb. 10: 25). Jesus está voltando! É hora de se levantar e deixar de lado TUDO aquilo que te atrapalha a vencer! Houve mágoas? Decepções? Te feriram? Você foi traído(a)? Nada disso pode impedir você de triunfar e de retomar tua Vida! Não permita que outras pessoas e circunstâncias venham te afastar do Caminho da Vitória! VOLTE PARA A CASA DO PAI! Esta é minha oração por você e sua Família! Que Deus te abençoe, amado(a)! Estamos juntos! Abração!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Onde começam as Crises no Casamento?


O Casamento é uma Instituição Divina. Por isso, "o que Deus uniu, não o separe o homem"! Mas, não podemos negar que estamos vivendo numa Geração de Divorciados! A cada dia é maior o número de casais que se separam tanto fora, como dentro da Igreja! Onde começa toda essa crise? Recentemente, escrevemos um Artigo aqui no "Pregando com Ousadia" sobre alguns erros cometidos por casais ainda no Namoro e que acabam por refletir no Casamento! Mas, ONDE começam essas crises e o que pode ser feito pra evitar essa “sangria” na Família? Como pais, pastores e cidadãos de uma Sociedade que depende do Bem estar da Família, estamos trabalhando pra melhorias? Fica a pergunta...

Mas, ciente de que nossa decisão de escrever anteriormente algo sobre o Problema ainda é pouco, decidimos vir aqui mais uma vez, falar um pouco mais sobre o assunto e com isso dar nossa contribuição para que busquemos soluções. O Problema das Crises no Casamento começa nas bases, como já afirmamos no Artigo anterior. O problema começa dentro de casa, quando os pais não ensinam seus filhos; não dão exemplo de vida familiar! O problema começa no início; na abordagem; no Namoro; no "processo seletivo"! Pois muitos jovens ignoram alguns conselhos e princípios na hora de escolher um parceiro ideal!

O problema das Crises no Casamento começa quando o casal, ainda no Namoro ignora a ordem natural das decisões quanto a sexo (que passa a ser o objetivo maior na maioria dos casos de namoro hoje); quanto aos horários de visita na casa da moça; quanto a saídas; quanto ao modo de namorar... Tudo isso parece brega aos olhos da juventude hoje, mas são princípios que fazem com que a Relação de Namoro, Noivado e Casamento, sejam abençoadas por Deus! Uma outra coisa ignorada na maioria dos casos, é a Benção dos Pais, não apenas consentindo, mas pronunciando a Benção sobre o novo casal!

Hoje o que vemos é uma total inversão de valores e o desprezo de princípios que não podem ser ignorados! Mal se começa a namorar, já há liberação de tudo! Carícias impróprias, sexo... E aí, as consequências são graves, que vão desde sentimentos de culpa a gravidez indesejada e separação! Falham os Pais que não dão exemplo em casa e nem ensinam seus filhos, os preparando para constituírem Família; falham os pastores que não investem em ensino na Igreja; falha a Sociedade que coopera na permissão e omissão! E aí, só nos resta ficarmos lamentando os resultados! O que podemos fazer para mudar tudo isso?

Quando olhamos para muitos Casamentos hoje, vemos a reflexão de todos esses erros da base! E aí, sem o preparo devido os Casamentos naufragam! Não há diálogo; não há bom senso; não há consciência de que a separação é o pior caminho; não há respeito para com os filhos que são gerados nessa total "desordem"... E aí, mais uma vez os Pais falham dando total cobertura ao erro, abrigando os filhos sem contestar a decisão de Separar; dando superproteção ao filho ou filha... Falham os pastores que não tomam conhecimento dessas crises e muitas vezes até aconselham a separação... Falha a Sociedade que incentiva tudo isso através dos meios de comunicação e etc...

As crises no Casamento começam com um marido desleixado e ranzinza; começam com sua falta de sensibilidade em ouvir a esposa! A Crise no Casamento começa com a falta de atenção do marido às necessidades dos demais membros da Família; começa quando ele dedica mais atenção ao carro, aos amigos ou ao futebol do que ao Lar! A Crise no Casamento começa quando a esposa se descuida na aparência; nos cuidados com a higiene pessoal e com a casa! A Crise começa quando a mulher só sabe reclamar e não elogia o esposo; quando só faz exigências e não colabora com os gastos... Poderíamos aqui citar inúmeros fatores que contribuem para o início de uma grave Crise no Casamento!

Estamos exagerando? Nada! Olhemos para as pesquisas sobre o Casamento no Brasil e no mundo! Tá aí pra todo mundo ver! Hoje o que é mais aceito na Sociedade e em muitas Igrejas e por alguns pastores é o seguinte: "Tá dando problema? Separa logo e acaba com isso! A fila anda! Arruma uma mulher mais nova! Danem-se os filhos! Eles crescem e entendem mais tarde! O negócio é ser feliz!" Estou errado? Qualquer um pode me dizer se já não viram isso por aí! Mas qual é o conceito bíblico e divino sobre o Casamento e sobre o Divórcio? Todo mundo sabe! A Bíblia é taxativa quando fala do Divórcio! Deus é terminantemente contra! E, em alguns casos, Deus permitiu por causa da dureza o coração do povo ou por causa de traições insuportáveis!

Mas a Bíblia dá um exemplo lindo na vida do Profeta Oséias, quando ele se casa com uma mulher leviana, que o trai, mas Deus o ordena a perdoá-la! Os motivos que levam um Casal ao Divórcio são legítimos e consideráveis em muitos casos e, recuperar o Casamento pode ser impossível para muitos diante da atual situação em que os envolvidos vivem! Mas nós como Servos de Deus ou como membros de uma Sociedade, podemos fazer algo pra mudar isso para o futuro! Através de nossos filhos; aconselhando-os e ensinando-os a não cometerem os mesmos erros que culminam no Divórcio; numa Separação litigiosa ou não! Ou será que podemos e vamos lavar as mãos como a grande maioria faz?

A Verdade é que DEUS NÃO APROVA O DIVÓRCIO! Mas se alguns já vivem nessa realidade, Deus é misericordioso, mas os frutos ficam; as marcas ficam; as consequências são inevitáveis; os traumas são reais e, em muitos casos irreversíveis! Isso não pode ser negado! E, seria esta a Vontade de Deus para o homem e para a mulher? Seria esta a Vontade de Deus para a Família? Será que a culpa é de Deus ou da nossa maneira errada de interpretar o LIVRE ARBÍTRIO? Sempre foi assim: O homem ignora as Leis de Deus e depois culpa a Deus pelos resultados! Mas será que esse seria mesmo o método mais apropriado para resolvermos os problemas que nós mesmos criamos?

Vejo constantemente casais em crise e temos nos esforçado para ajuda-los; temos visto Deus curar, restaurar, transformar e levantar Famílias e Casamentos que já não tinham esperanças de mudança! Mas temos visto muita irresponsabilidade também; de gente mimada; sem noção e sem amor! Pessoas que pensam que, por estarem com os sentimentos estremecidos pelo seu cônjuge, podem sair fora da relação! Depois de alguns anos de convivência, um “passarinho” os conta que alguma coisa está errada e aí, a única solução mais inteligente e arrebentar com tudo e quebrar a Aliança! Simples assim! NÃO É ASSIM QUE SE FAZ, amados(as)! Deus não apoia isso!

Um casal que se separa, Rompem uma Aliança que, se não foi feita diante de Deus, foi feita diante dos homens! E toda Aliança familiar que é rompida, traz consequências graves pra ambas as partes! Rompe-se uma Aliança aqui e se faz outra lá, como se pudesse apagar o passado! E aí, vamos gerando mais enfermidades! Por favor, que os Divorciados não se sintam ofendidos! Nossa palavra aqui visa muito mais prevenir do que remediar a atual situação! Pois sabemos que muitos casos de separação e Divórcio, têm suas justificativas! Mas como pastor, não posso concordar e fechar os olhos à seriedade da coisa! Essa Crise do Casamento vai além das portas de nossas casas! Ela chega à Igreja e à Sociedade!

Precisamos compreender que a Solução das inúmeras Crises na Sociedade, na Igreja e em tantas outras esferas está na SAÚDE DA FAMÍLIA! Precisamos investir na Família; em Projetos que a fortaleçam! E isso não é impossível de ser feito! As Famílias que hoje estão em crise, precisam saber e compreender que, o primeiro passo para a reversão de toda Crise familiar é convidar Jesus pra dentro de seu Lar! É chamar Jesus e restaurar a Comunhão do Lar com o Senhor da Vida – Jesus Cristo! Não há outro caminho! “Jesus é o caminho, e a verdade, e a Vida”! (Jo. 14: 6). As Crises aparecem no Casamento por causa das bases inseguras e pela insistência da Família em ignorar a Deus!

O segundo passo é procurar ajuda através de pessoas HABILITADAS para ajudar tanto psicologicamente como também espiritualmente! No Artigo anterior, falamos que “manter um Casamento dá trabalho” e isso não pode ser ignorado! Se quisermos a solução, precisamos ir à luta! Na Bíblia, temos mulheres que nos dão o exemplo: Tanto a viúva de Sarepta (1 Rs. 17: 10), que não ficou em casa, mas saiu pra catar lenha; como a viúva que procura Eliseu (2 Rs. 4), que sai também de casa em busca de solução, nos ensinam que pode haver solução para as Crises na Família! Sejam elas de ordem comportamental, psicológica, financeira, física... Quando buscamos ajuda, encontramos!

Alguns elementos podem prejudicar qualquer tipo de Restauração na Família. Quero citar alguns aqui. O ORGULHO é um dos maiores! Lembram-se do irmão do Pródigo? (Lc. 15) Orgulhoso, se recusou a perdoar o irmão, não entrou para participar da festa, e resistiu aos conselhos do Pai! Assim, muitos preferem sofrer fora do contexto familiar do que ceder e perdoar! Não há recompensa no orgulho; não há vitória para o orgulhoso! Quando nos tornamos resistentes, assumimos o risco de viver as consequências e, na grande maioria das vezes, lá na frente nos arrependemos! E quantos aí não dariam tudo, se pudessem voltar a fita da Vida e abrir mão do orgulho?

Outro elemento prejudicial é a incapacidade de receber orientação em meio à crise! Quero vos lembrar aqui de Pedro em Lc. 5. Ele voltou frustrado de uma pescaria; passara a noite tentando alcançar resultados positivos, mas volta à praia com os barcos vazios! Nesta hora de tamanha crise, tem gente que “chuta o pau do tabernáculo”! Jesus chega e orienta a Pedro a voltar ao lugar da decepção! Pedro resiste? Não! Volta com Jesus e aceita sua orientação, mesmo sendo ele um pescador experiente, aceita o conselho de alguém aparentemente sem experiência no ramo da pesca e os resultados foram fantásticos! Entenderam?

E assim vai! Se realmente queremos Restauração em nossa Família, precisamos abrir mão de algumas coisas e, tanto um como o outro têm que entender que casaram não para serem felizes, mas para fazer alguém feliz! É plantando que se colhe! O que você tem plantado no seu Casamento? O que você tem feito para buscar melhorias não para você, mas para os outros membros da Família? Pois o que fazemos aos outros, sempre volta pra nós! Isso é um fato determinado pela “Lei da Semeadura”! Precisamos investir nos relacionamentos familiares; no diálogo; no ensino bíblico; na oração; na leitura diária da Bíblia em Família! Isso vale mais que eletrônicos e sapatos!

Espero que tenha dado aqui uma pequena, mas significante contribuição para a reversão de toda essa Crise na Família; nos Casamentos em todo o mundo! Sei que esses Artigos aqui são uma “gota no oceano” mas Deus pode tornar essa “gota” numa corrente de águas que fluirão de Deus para Benção na tua Vida e na Tua Família! Eu profetizo que novos tempos de Deus estão vindo pra você neste dia em que recebes esta Palavra! Deus pode Reverter qualquer situação! Ainda que tudo esteja aparentemente perdido! Deus é poderoso!

Que Deus nos ajude a compreender a importância da decisão de se constituir uma Família! Que Deus nos ajude a formar filhos habilitados para este desafio! Que Deus nos ajude a semearmos mais no seio de nossas Famílias! Que Deus nos ajude a revertermos esse processo degenerativo da Igreja e da Sociedade! Que Deus nos ajude a fortalecermos nossa família na Presença do Deus de toda Vida! Que Deus nos ajude! Um forte abraço à todos!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>