quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Você Sabe Pedir? (Parte 02).

Paz Perfeita a todos os Amigos Internautas e Blogueiros! Durante alguns dias essa pergunta tem mexido comigo. VOCÊ SABE PEDIR? Ontem fui levado pelo Espírito Santo a meditar numa passagem Bíblica no livro de Josué, capítulo 15; versículos 18 e 19. E aí, fui mais uma vez impactado por uma história que tem tudo pra ser trivial, mas, como em toda a Bíblia, nos salta aos olhos e nos surpreende! Eu fico particularmente encantado com a Palavra de Deus, pois ela é Fonte de Sabedoria, Alimento, Fortalecimento, Direção e tudo mais que precisamos! No Artigo anterior, na parte 01, falamos sobre a Oração, mas, também precisamos de um regresso à Palavra de Deus! Bem dissera o Profeta Oséias: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...” (Os. 4: 6). Realmente precisamos recorrer a Palavra de Deus para adquirirmos direção na nossa Vida! Mas vejamos o que Deus me disse:

No texto de Josué, vemos uma história bem inusitada, mas bem comum. Calebe herda a terra a qual Deus havia prometido a ele! A Bíblia diz: “Hebron foi de Calebe”!... (Js. 14: 14). Daí, este homem se lança na Herança dada por Deus e de lá expulsa todos inimigos. Mas, não podemos esquecer da idade desse homem que herda a Promessa já com seus 85 anos e nos dá um show de confiança em Deus e perseverança! Sua idade já não coopera para que ele continue na missão de expulsar os inimigos da terra por completo. E aí, ele sabiamente, propõe um desafio a quem pudesse o ajudar a expulsar o restante dos inimigos de Quiriate-Sefer, uma pequena cidade da região herdada; e, com esse desafio, o vencedor se casaria com sua filha Acsa! Ou seja, se tornaria também herdeiro da terra! Se levanta, então, Otniel, um jovem guerreiro que derrota os inimigos e se casa com Acsa!

Daqui por diante a história toma um rumo espetacular! Os jovens Otniel e Acsa se casam e herdam um pedaço da herança de Calebe, mas a terra é seca! Segundo a história, esse pedaço de terra só tinha água uma vez por ano! Essa água vinha das montanhas quando o gelo derretia! Bom. O que quero realmente revelar aqui é que esse casal não se conforma com essa situação! Rsrsrs... Eles se levantam para ir na casa do pai Calebe! E, no caminho, Acsa tenta persuadir a Otniel que fale com Calebe, mas o jovem parece relutar e aí Acsa chega meio que emburrada diante de seu pai! (Isso nos parece tão familiar, né?) Rsrsrs... As mulheres sempre tomando a iniciativa! Mas aí, Calebe percebe na face de Acsa que algo estava errado e lhe pergunta: “Que é que tens?” (Vs. 18). Então, aqui Acsa nos dá uma Lição! Ela faz um pedido inteligente pra seu Pai!

“Dá-me uma benção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas...”! E aí a Bíblia diz que o pai; Calebe não questiona! Simplesmente dá a Acsa fontes superiores e fontes inferiores! Percebeu?? Rsrsrs... Glória a Deus! Eu confesso que fiquei parado observando esses versículos durante alguns minutos e não acreditei que tivesse passado por eles por diversas vezes e não tivesse percebido tamanha riqueza de detalhes! Como diz uma Amiga de Brasília, a irmã Ingrid Saldanha... “Deus é Espantoso!” Rsrsrs... Ele nos fala de maneira branda e quase imperceptível em alguns casos! Ele envia a sua Palavra tão linda pra nos direcionar em momentos que Ele sabe que estamos precisando! E aí, me sinto na responsabilidade de vos repassar esta palavra na direção do Espírito de Deus para abençoar tua Vida neste dia! Deus tem algo pra você, amado(a)! Pode crer!

Em determinados momentos de nossa Vida, somos levados a nos acomodar na “terra seca”; na escassez; na limitação que nos encontramos! O Povo de Israel estava assim na época de Neemias! Foi preciso que Deus transformasse um copeiro em Governador para mudar a situação, pois a turma que estava em Jerusalém estava assentada sobre os escombros; acomodada ao opróbrio! Deus me usa aqui pra falar com alguém nesta hora! Quantos vivendo essa situação?! Mas esse casal nos ensina que não se deve acomodar com a sequidão! Foram à luta! Levantaram-se e foram para a Casa do Pai! Glória a Deus! “Os sinais seguem aos que creem”! Parados, não veremos nada mudar! É na Casa do Pai que encontraremos a solução que precisamos! Da maneira mais simples e surpreendente! Você, Amigo(a), percebe o que Deus te fala agora?

A terra herdada por este casal só recebia água uma vez por ano e esta água vinha das montanhas! Que revelação! Quantos se conformam com isso? Uma vez por ano, aquele Congresso; aquela Festa; Aquela Vigílha; aquela Consagração... E, igualmente aquela terra do casal, ficamos na dependência das “montanhas”; daqueles que julgamos ser os únicos capazes de nos “abençoar”... Deus está falando contigo?! Ficamos dependendo daquela irmã de oração; daquele profeta tal; do Pastor... Os anos vão passando, mas a terra continua seca! Acsa entendeu que precisava de FONTES! Ela precisava se tornar independente das águas da montanha! Rsrsrs... Glória a Deus! Ela queria terras que tivessem Fontes! Você entende isso?? Precisamos ouvir a Voz de Deus aqui! Precisamos nos levantar e buscar na Casa do Pai essas terras de Águas abundantes!! Amém??

Acsa se projeta a buscar isso! E decide junto com seu esposo a ir à casa do pai para conversar com ele! E como a mulher na época não tinha esse acesso, ela tenta persuadir a Otniel, seu esposo para que conversasse com seu pai! Mas parece que Otniel não a atende! Otniel é aquele marido omisso; que não toma iniciativa; que não ouve a esposa! ATENÇÃO MARIDOS! Rsrsrs... Acsa fica emburrada! Ela não acredita que Otniel não entenda a situação e, pior, se conforme com aquela terra seca! Glória a Deus, Aleluia! E aí, ela chega emburrada! E mesmo contrariada não ousa tomar a iniciativa de se projetar a falar com o pai, mostrando com isso que era submissa e obediente aos costumes de sua época! ATENÇÃO ESPOSAS! Rsrsrs... Ela está emburrada apenas! Vendo a oportunidade passar! Mas, o Pai conhece seus filhos! Aleluia! O pai pergunta: “Que é que tens?”

O pai conhece a filha e sabe que algo está errado! O nome Acsa significa “rochedo”, mas ela parece um borrão de barro naquele momento! Ela estava chateada com a oportunidade que sabia ter diante do pai; pois também o conhecia! Igualmente, amado(a), Deus nos conhece e nós, pela sua Palavra, o conhecemos e sabemos que é galardoador dos que o buscam! (Hb. 11: 6). O pai a questiona e ela então revela o motivo de seu constrangimento! “Dá-me uma benção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas”! Ela SABE PEDIR! Ela soube apresentar sua necessidade! Ela não pediu a Benção pronta! Muitos pedem e não recebem, por não saberem pedir, diz o Ap. Tiago! Querem a Benção pronta! Ela poderia pedir uma terra pronta; já com lavouras; com casas; etc... Mas ela pede FONTES! Quer beber direto delas! Ela quer águas para usá-la de acordo com a necessidade!

Meu avô dizia que “tem gente que quer que o mundo acabe em melado, para ele morrer lambendo!” Há pessoas que sabem de suas necessidades, mas não agem! Sabe que a terra está seca, mas não fazem nada! Êi, Amigo(a)! Na Vida nada se conquista com moleza! Vivemos numa sociedade automatizada e desesperada com o tempo! E aí, nos tornamos viciados da Internet Banda larga; do “fast food”; do já! Queremos tudo pra ontem! Se tempo é dinheiro, não podemos perder tempo! Não é assim?? O sinal mal abre e você já fica desesperado, porque o cidadão da frente não saiu rápido; imediatamente! Nós queremos o caminho liberado logo! A coisa pronta nos massageia o Ego! Mas Acsa, SABE PEDIR! Ela pede aquilo que seu pai não negaria! Ninguém nega água a ninguém! Você pode negar de dar moeda no sinal; de dar dinheiro pro bebum... Mas não nega água a um cachorro! Entendeu?!

VOCÊ SABE PEDIR? Eis a pergunta que não quer calar! Do que você realmente precisa? Já pensou nisso? Da coisa pronta ou só de água; só de FONTES?? Rsrsr... Deus é tremendo e “espantoso”! Sabe que se der a coisa pronta não haverá identificação! Não haverá gratidão sincera e profunda! Ele quer nos dar as FONTES Superiores e Inferiores! As “superiores” são as Fontes da sua Graça e da sua Glória; águas da dimensão espiritual! Ele quer nos dar a Revelação da sua Palavra e da sua Vontade! Quer nos encher do seu Espírito; transformar-nos em Vasos de Bênçãos! Depois nos dá também as Fontes “Inferiores”, que são as Bênçãos aqui na terra! Deus, nosso Pai, quer nos dar as estratégias para vencermos aqui também! Ele sabe que vivemos num ambiente material e humano! Amém? Você entende isso? É mais simples do que você pode imaginar! É só pedir! SABER PEDIR!

Vamos! Levante-se e saia dessa “Terra seca”! Saia desse marasmo; desse lugar de bênçãos esporádicas e inconstantes! Saia desse comodismo e vença esse medo de que as coisas possam dar errado! É melhor errar tentando buscar o certo com Deus, do que passar a Vida lamentando por nunca ter ao menos tentado! Venha pra Casa do Pai! Você vai se surpreender! O orgulho, o comodismo, a omissão e a indiferença podem custar caro à você neste dia! “Ouça” a Voz de Deus através deste Artigo e tome uma decisão de buscar na Casa do Pai a solução para o seu problema; para sua dificuldade! Erga-te, amado(a)! Deus tem muito mais pra você do que você imagina! Ele tem as FONTES para te dar! As Fontes do que você precisa pra sair dessa sequidão e desse opróbrio; dessa vergonha! Você entende isso?? Que Deus te ajude a tomar essa decisão!

Quero que, através desta Palavra você seja tocado pelo Espírito Santo que nos usa nesta hora para te falar e que sua Vida seja impactada pela Glória de Deus e pela Unção que sinto ao digitar essas Palavras! Glória a Deus! Se você foi abençoado por este Artigo, compartilhe com mais alguém! O que está em jogo aqui não é popularidade, nem necessidade de autoafirmação do escritor! O que está em jogo aqui são almas! Vidas carentes e que estão agora, pensando em dar um fim nas suas vidas, que, ao longo da Vida, se tornaram habitantes de Terras Secas! Por favor! Ajudem-nos a chegar à essas Vidas! É um apelo dramático mesmo; desesperado! FAÇA ESSA PALAVRA CHEGAR A MAIS ALGUÉM ATRAVÉS DE UM CLICK! Que Deus te abençoe nesta hora e que tua Vida seja Abundante e transbordante como FONTES DE ÁGUAS VIVAS! Um forte abc deste vosso servo e fiquem todos na Santa Paz de Cristo Jesus!

Pr. Paulo Giovane-MS.><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário